Durante a internação hospitalar
Informações relevantes para você que irá internar para realizar sua cirurgia da coluna em Chapecó SC.
Confira os PASSOS necessários para a admissão hospitalar e durante a internação:
1. Quais itens levar na internação hospitalar
-
Documento de identidade ou carteirinha do seu convênio (caso tenha)
-
Todos os exames pré-operatórios (incluindo as imagens da Ressonância Magnética da coluna e radiografias)
-
Avaliação pré-anestésica
-
Termo de Consentimento assinado
-
Seus medicamentos de uso contínuo. Anotar em um papel os nomes e dosagens utilizadas
-
Levar roupas soltas, leves e um chinelo / Itens de higiene pessoal básicos. Observação: O hospital possui roupas de cama, travesseiro, toalha de banho e alimentos.
2. Informações para os acompanhantes
-
Além do tempo de duração da cirurgia, lembre-se de que existe o preparo da sala de cirurgia, Checklist de segurança cirúrgica, conferência dos materiais. Todos este preparo, além da anestesia leva tempo. Não se preocupe. Assim que o procedimento cirúrgico terminar iremos comunicar os familiares imediatamente assim que o paciente acordar e movimentar seus braços e pernas. Normalmente chamamos o familiar na sala de espera ou o centro cirúrgico entrará em contato com o familiar no quarto que o paciente irá ficar.
-
Nem sempre é possível manter acompanhante durante a internação. Em situações de epidemias por exemplo, as visitas podem ficar restritas. Seguimos, desta maneira os protocolos de cada hospital.
-
Após o término da cirurgia, o paciente vai da sala de cirurgia para a Sala de Recuperação, onde permanecerá por aproximadamente 2 a 4 horas ANTES de ir para o seu leito. Neste período, em cada hospital existem regras de horários para a visita na sala de recuperação (estas informações ficam disponíveis logo a frente da sala de recuperação OU entre em contato com a equipe de enfermagem na recepção do centro cirúrgico para mais dúvidas. Caso não obtenha sucesso, na própria recepção do hospital podem entrar em contato também.
3. Cuidados imediatamente após a cirurgia
-
Movimente os pés sempre que possível, isto ajuda a estimular a circulação sanguínea e é uma das maneiras de prevenir trombose (além dos medicamentos que aplicamos no hospital e além do massageador pneumático que utilizamos durante o ato cirúrgico).
-
Alimente-se bem. A dieta é prescrita pelo próprio médico ou equipe da nutrição hospitalar.
-
Não hesite em chamar a enfermagem, caso tenha qualquer dificuldade. Não saia do leito sozinho. Peça ajuda e siga as orientações da enfermagem (que são orientadas pelo próprio médico na prescrição). Também orientaremos, dependendo de cada tipo de cirurgia, o que o paciente poderá ou não fazer logo após a cirurgia.
-
No dia seguinte ao da cirurgia, normalmente a equipe da Fisioterapia passa algumas orientações. Neste dia, a maioria dos pacientes irá sentar fora do leito em uma poltrona e dependendo do tipo de cirurgia, poderá caminhar com auxílio. Todavia, importante seguir as orientações prescritas pelo médico.
4. Orientações para a Alta hospitalar
-
Neste dia (em geral, 1 a 4 dias após a cirurgia), iremos passar todas as orientações para o paciente seguir em casa, incluindo a data do retorno
-
O médico irá prescrever as medicações e fornecer os atestados que forem necessários para o paciente ou seu familiar.7
-
Será orientado sobre como o paciente deve proceder com as trocas de curativo, banho, dieta, entre outras dúvidas do paciente
-
O transporte para outras cidades pode ser feito com carro, com o banco levemente inclinado para trás, na maioria dos casos. Caso seja necessário ambulância, o médico e equipe da enfermagem irão solicitar no dia da alta.