Hérnia de disco
Tem dor lombar que irradia para a perna? Já teve dor na cervical e formigamento no braço? Já ouviu falar na dor do "nervo ciático"? Então já aproveita e corrija a sua postura, olhe para o celular de uma maneira confortável e leia o texto abaixo, feito especialmente para você.
Hérnia de disco é uma condição comum que afeta muitas pessoas em todo o mundo. Ela ocorre quando o disco intervertebral que fica entre as vértebras da coluna vertebral se rompe ou se desloca de sua posição normal, pressionando os nervos e causando dor intensa. As hérnias de disco mais comuns ocorrem na coluna lombar e cervical, e podem ser tratadas com uma variedade de métodos, desde opções conservadoras até cirurgia.
Hérnia de disco na coluna lombar: A coluna lombar é a região mais comum para a ocorrência de hérnia de disco, devido ao peso e pressão que ela suporta. A seguir, apresentamos os principais pontos sobre o problema e o tratamento da hérnia de disco na coluna lombar:
-
Sintomas: dor na região lombar que pode se irradiar para as nádegas, coxas e pernas (conhecida como dor ciática), formigamento ou dormência nas pernas e fraqueza muscular.
-
Causas: Multifatorial, entre elas o envelhecimento, sobrepeso e lesões traumáticas.
-
Diagnóstico: o médico especialista em coluna avalia a história clínica e realiza exames físicos e de imagem, como radiografias, ressonância magnética e tomografia computadorizada.
-
Tratamentos:
-
Opções conservadoras, como fisioterapia, medicamentos e repouso, podem ajudar a aliviar a dor e melhorar a função.
-
Injeções epidurais de esteroides podem ser usadas nos casos de dúvida como teste diagnóstico, além de ser usada para reduzir a inflamação e a dor (nos casos não cirúrgicos em que o paciente tem muita dificuldade para reabilitação física), porém não cura o problema!
-
A cirurgia pode ser necessária em casos graves que não melhoram com tratamentos conservadores. A cirurgia pode envolver a remoção da parte do disco que está pressionando o nervo ou a descompressão associada ao uso de implantes, sendo esta decisão tomada em conjunto com o seu médico assistente.
Hérnia de disco na coluna cervical: A coluna cervical é a região da parte superior da coluna vertebral, que fica entre a cabeça e a parte superior das costas. A seguir, apresentamos os principais pontos sobre o problema e o tratamento da hérnia de disco na coluna cervical:
-
Sintomas: dor no pescoço que pode se irradiar para os ombros, braços e mãos, formigamento ou dormência nos braços e mãos, fraqueza muscular.
-
Diagnóstico: o médico especialista em coluna avalia a história clínica e realiza exame físico e de imagem, como radiografias dinâmicas (em movimento), ressonância magnética e tomografia computadorizada (nos casos de trauma ou presença de hérnia calcificada), entre outros.
-
Tratamentos:
-
Opções conservadoras, como fisioterapia, medicamentos e repouso, podem ajudar a aliviar a dor e melhorar a função.
-
A cirurgia pode ser necessária em casos graves que não melhoram com tratamentos conservadores. A cirurgia pode envolver a remoção da parte do disco que está pressionando o nervo ou a substituição do disco com um cage (espaçador) ou um implante artificial.
É importante lembrar que cada caso de hérnia de disco é único e requer um tratamento individualizado. Não deixe sua #herniadedisco tomar conta da sua vida, #vivasemdor , procure um médico especialista em coluna.