Cirurgia para cifose
Quando é indicada e como fazemos cirurgia para corrigir hipercifose torácica.
A cifose é uma curvatura anormal da coluna vertebral que leva a uma inclinação excessiva para a frente da parte superior das costas. A correção da cifose pode ser feita cirurgicamente em casos graves (curvaturas superiores a 78 graus, especialmente quando a deformidades é progressiva ou quando há comprometimento na função pulmonar) e quando outras formas de tratamento, como fisioterapia e uso de coletes, não foram eficazes.
A cirurgia para correção de cifose geralmente envolve os seguintes passos:
-
Anestesia: o paciente é anestesiado para a realização do procedimento.
-
Incisão: uma incisão é feita nas costas para expor a coluna vertebral.
-
Osteotomias: São realizada osteotomias (cortes precisos e com instrumentos delicados) OU em alguns casos, é necessário remover parte de uma ou mais vértebras para corrigir a curvatura da coluna vertebral.
-
Fixação: um sistema de fixação é implantado para manter a coluna vertebral na posição correta ou é estabilizada a coluna para que não ocorra progressão da deformidade. Isso inclui parafusos, hastes metálicas de Titânio ou Cromocobalto.
-
Enxerto ósseo: em alguns casos, um enxerto ósseo pode ser usado para ajudar a promover a fusão óssea e estabilizar a coluna vertebral através da fusão vertebral.
-
Fechamento: a incisão é fechada com pontos intradérmicos (por baixo da pele).
Após a cirurgia, o paciente geralmente permanece no hospital por alguns dias para recuperação. É importante seguir as instruções médicas para evitar complicações pós-operatórias e garantir uma recuperação bem-sucedida. A fisioterapia e o uso de coletes também podem ser recomendados para ajudar na recuperação e estabilização da coluna vertebral. Para mais dúvidas, consulte com um especialista.